CASA NINHO
EM UM TERRENO DE 2.000M² EM SÃO PAULO, FOI O LOCAL ESCOLHIDO PARA ABRIGAR O PONTO DE ENCONTRO DO NÚCLEO FAMILIAR QUE PROCUROU O ESCRITÓRIO PARA REALIZAR A MISSÃO DE CONSTRUIR A RESIDÊNCIA 1.086M².
O OBJETIVO PRINCIPAL DO PROJETO É SER UM LOCAL DE DESCANSO, REFÚGIO, E PRINCIPALMENTE ENCONTRO DE FAMILIARES, O QUE FOI INTERPRETADO POÉTICAMENTE PELO ARQUITETO COMO A CONSTRUÇÃO DE UM NINHO QUE ABRIGA E REUNE TODAS AS GERAÇÕES. O CONCEITO PRINCIPAL É UTILIZAR PERGOLADOS PARA MIMETIZAR ARQUITETÔNICAMENTE OS PEQUENOS RAMOS E VARETAS QUE SÃO INCORPORADOS NA CONSTRUÇÃO DE UM NINHO, ELEMENTO QUE DITA O RITMO, E ABRAÇA TODO O PROJETO, CRIANDO ENQUADRAMENTOS DA PAISAGEM, E POSTERIORMENTE SE ESTENDO COMO ESTRUTURA.
ANALOGAMENTE AO GALHO QUE OS PÁSSAROS POUSAM PARA DESCANSAR E APRECIAR A NATUREZA, UM GRANDE BANCO DE MADEIRA FOI CRIADO PARA ACOMPANHAR A PROMENADE ARCHITETURALE DA RESIDÊNCIA, PARA QUE OS USUÁRIOS TAMBÉM POSSAM DESFRUTAR DA BIOFILIA CRIADA PELO PROJETO DE PAISAGISMO.
O PROJETO CONTA COM DIVERSAS SUÍTES E AMBIENTES GENEROSOS, UMA VEZ QUE A CASA FOI PROJETADA PARA SER APROVEITADA COLETIVAMENTE. TODOS OS AMBIENTES SÃO CONECTADOS POR UM COROAMENTO DE MADEIRA CHANFRADA, QUE SE APOIA NO PERGOLADO AO SE TRANSFORMAR EM VIGAS DE MADEIRA SOB O VOLUME SOCIAL, PERMITINDO A PERMEABILIDADE SENSORIAL ENTRE O AMBIENTE INTERNO E EXTERNO, MAS AINDA ASSIM GARANTINDO O CONFORTO E ACONCHEGO DO NINHO DE MADEIRA CRIADO SOBRE A BASE DE PEDRAS.
LOCALIZAÇÃO: SÃO PAULO | BRASIL
ANO DE CONCLUSÃO: 2022
ÁREA BRUTA CONSTRUÍDA: 1086 M²
FOTOGRAFIA: LEONARDO FINOTTI
CONSTRUTORA: SERIPIERRI
FUNDAÇÃO: APOIO
ESTRUTURA: LEÃO E ASSOCIADOS
ESTRUTURA EM MADEIRA: REWOOD
INSTALAÇÕES: ZAMARO
ILUMINAÇÃO: LIGHTWORKS
AUTOMAÇÃO: OGURI
AR CONDICIONADO: LOGIPROJECT
CAIXILHARIA: LUMISYSTEM
PAISAGISMO: MARIA JOÃO D'OREY